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5.12.08

Crise: A Hora da Verdade

Recentemente eu tive o prazer de ser citado em um texto de John Gerzema que é referência mundial em branding e autor do best-seller "The Brand Bubble" (A bolha da marca). Argumentei que a força de uma marca (principalmente no mercado financeiro) torna-se realmente conhecida em momentos de crise como está que estamos vivendo no momento. Minhas palavras: "Times of economic dislocation are when brands really matter."

Trago este fato para este blog porque acredito que a idéia se aplique perfeitamente no atual ecossistema do mercado de crédito. Não usemos a crise para nos afastarmos ou justificarmos velhos erros. Muito pelo contrário...

Neste exato momento, seus parceiros se sentem extremamente vulneráveis, acoados e sem controle de fluxo de caixa. Ao invés de deixá-los a mercê, por quê não motivá-los fazendo finalmente valer a tal idéia de parceria que foi pregada levianamente por tanto tempo? Fortaleça as conexões mais fracas da sua cadeia de valor, perguntando quem são as pessoas que realmente acreditam em sua marca. Entregue. Atenda-os. Aconselhe-os. Motive-os.

Isto é muito importante e infelizmente ainda não é mantra absoluto: Ao invés de se afastar de seus clientes e parceiros, fique mais perto dos mesmos. Seja mais amigável e mais emocional! Eles mais satisfeitos, todos ganharão.

Crise literalmente é oportunidade.

Quanto será que sua marca vale agora?

Abraços,

Gabriel Rossi

4 comentários:

  1. Gabriel,

    São momentos como estes que fazem emergir as empresas verdadeiramente focadas em suas marcas em detrimento das focadas somente em marketing. Hoje recebemos uma msg do CEO da nossa organização, com as seguintes palavras: "As crises podem ser mais ou menos longas e mais ou menos brutais. Mas acabam, e os mais fortes costumam sobreviver e sair delas ainda mais poderosos."
    Acho que isto reforça ainda mais a sua posição.
    Parabéns pelo seu trabalho.

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  2. "Crise". Não seria este termo apenas mais um "chavão"? É obvio que o mundo está em crise, mas não será que muitas empresas estejam usando este momento apenas para acobertar suas incopetencias?
    Ou seria burrice minha ou eu seria nosso presidente da Republica, não acreditar na crise mundial.Sei que ela existe, mas não dá pra ficar sentado se lamentando ou esperando que alguem faça todas as lições do mundo pra crise passar. Temos que arregaçar as mangas e trabalhar, trabalhar, trabalhar. Organizar, estruturar, enxugar e focar.

    R Luiz

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  3. Olá Gabriel

    Concordo com você...

    Enquanto um choram, outros vendem lenços!!!


    Obrigado e Um grande Abraço


    Fator Consultoria de Marketing
    Valter Camilo da Silva

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  4. Gabriel,
    Falei sobre isto hoje no Marketing Trends. É importante estimular o cliente, apresentando boas idéias. Se FAZER presente.


    Abs.

    Renata Botene
    Supervisora de Atendimento
    Agnelo Pacheco

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